Hoje eu vou falar sobre meu projeto pessoal de construir um arcade. Tudo bem que optei por não construir tudo sozinho, é verdade, escolhendo uma opção mais fácil, que foi comprar um controle já montado, onde apenas encaixei meu Raspberry Pi que já estava todo configurado com minhas ROMs.

image

Por outro lado, eu não queria também, comprar um desses controles que vem até mesmo já com o Raspberry embutido. Primeiramente porque eu já possuia um, e é claro, para economizar. Com isso também pude aprender um pouco mais sobre o funcionamento e customizar mais facilmente para deixar do jeitinho que eu queria.

Optei então por comprar este. Não sei por quanto tempo este link estará disponível (já tá mais caro do que paguei…), mas decidi usá-lo para poder elogiar o produto. Gostei muito do acabamento e a montagem foi muito fácil (apesar dos parafusos sextavados que me fizeram procurar uma chave allen).

image

Os fios são muito bem organizados e gostei da qualidade geral, acredito que será relativamente simples caso eu precise substituir algum comando no futuro. Fiquei surpreso ao ver que ele veio com uma fonte, já que a intenção é você fazer as ligações internamente à uma placa que expõe os encaixes para fora da caixa, como HDMI e energia, além de oferecer um prático botão liga/desliga. Bem legal.

image image

A configuração do Recalbox também foi simples, caso você já tenha o seu conectado ao Wifi, basta acesar pelo seu computador, pelo comando Executar (Win + R), digitando:

\\recalbox

Uma janela será aberta pedindo um login e senha, que você deverá preencher como root com a senha recalboxroot. Uma janela se abrirá com as pastas do Recalbox. Navegue até a pasta shared e procure pelo arquivo recalbox.conf, abra-o e localize a linha controllers.gpio.enabled e mude seu valor para 1.

Feito isto, basta navegar pela própria interface do Recalbox, indo em configurar controles e alterar as entradas para os respectivos joysticks GPIO (é o nome da interface usada para conectar esse tipo de controle à placa Raspberry).

Mas meu projeto não está terminado ainda. Pretendo no futuro construir um gabinete sob medida, com monitor, caixas de som e encaixar essa caixa/controles sobre ele, formando meu tão sonhado arcade.

Caso tenha interesse em fazer algo parecido ou quaisquer dúvidas ou curiosidades a respeito, basta me chamar nos comentários ou nas minhas redes sociais.

Até mais.

Referências:
Root-access-on-terminal
GPIO-controllers