Praticamente todo sistema possui a necessidade de criação de JOBs, ou tarefas repetitivas, como envio de e-mails, geração de cálculos, entre outros. Sejam eles intermitentes ou contínuos. São processos que normalmente são iniciados de forma automática ou mesmo executados o tempo todo.

Se a aplicação estiver hospedada no Azure, a funcionalidade utilizada para configurar esses trabalhos, é chamada WebJobs. Onde você pode estipular scripts como batchs (.bat), executáveis, PHP entre outros. Esses scripts podem, por exemplo, executar um comando de console.

Como abaixo:

php %HOME%\site\wwwroot\artisan queue:listen

No script acima está sendo executado um comando específico do artisan, para uma aplicação em PHP, mas quaisquer comandos de terminal das tecnologias suportadas pelo Azure podem ser executadas.

Para criar o seu, desenvolva previamente o seu script e então navegue até Serviços de Aplicativos > SeuApp > Trabalhos Web e clique em adicionar.

Feito isso, basta você fazer o upload do arquivo e pronto (atenção, não é possível recuperar o arquivo depois de realizado o upload, na versão atual do Azure). O próprio Azure criará uma URLs personalizada (WebHook) e um usuário e senha para proteger a execução e que você poderá obter acessando as propriedades do WebJob.

Abraços!