Hoje minha intenção não é discorrer sobre a importância e o ganho em ter projetos pessoais de desenvolvimento (programação mesmo). Até porque acredito que já falei bastante disso em meus outros posts sobre meus demais projetos e não há muito mais o que se falar disso. Portanto, minha intenção é mesmo apenas apresentar este, que chamei até aqui de “MyCollections”.

A ideia do projeto surgiu da minha própria dificuldade em gerir minha enorme coleção de jogos. Cheguei a comprar repetido sem saber! Além disso, a falta que sinto de vê-los numa estante, por serem em sua maioria digitais, é uma frustração pra mim. Eu não tinha uma maneira fácil de tê-los reunidos numa mesma base, para todos os consoles e serviços que possuo.

Há no mercado, diversos sistemas que pretendem ajudar nisso, inclusive muito mais completos, com pesquisa por código de barras (quem sabe um dia eu chego lá), entre outras funcionalidades, mas não encontrei nenhum que fizesse realmente o que eu procurava: me permitisse incluir manualmente, mas também recuperasse minha lista de jogos do Steam de forma automática.

O código do projeto é aberto e você pode encontrá-lo aqui. Mas eu já tenho a versão dele atual funcionando, disponível em: mycollections.paulorobertoelias.com.br

Você pode criar um usuário para você e manter suas próprias coleções (por enquanto apenas jogos, mas pretendo incluir livros) incluindo a informação do seu ID do Steam para recuperar automaticamente.

A página de visualização de jogos é pública e você poderá compartilhar na internet para exibir sua coleção. Se quiser ver a minha fique a vontade.

Eu já pensei em fazer um app móvel (há até o projeto no GitHub também), mas atualmente venho tentado a transformá-lo em um PWA e venho fazendo correções e melhorias até que num bom ritmo.

Fique a vontade para criar um usuário, ou mesmo acompanhar ou desenvolver no projeto. Qualquer interação é bem vinda!

Obrigado.