No meu apartamento, apesar de pequeno, o WiFi sempre foi um problema. O sinal do roteador da NET não chega até o quarto.

Eu sei que existem diversas opções para solucionar esse problema mas, enquanto algumas são caras, outras podem dar dor de cabeças maiores e te fazer perder dinheiro.

Comprar um roteador parrudo e passar a usar o da NET como ‘bridge’ (com o WiFi desligado) nunca me apeteceu, não só pelo preço do roteador, que pode variar, mas porque, além de eu temer continuar com o problema de alguma forma, passar a depender de 2 roteadores em vez de um, nos aparelhos que mais preciso, não me parecia uma boa ideia.

Exemplo: meu PC é conectado via cabo diretamente ao roteador da NET, mas passaria a estar no segundo.

Sendo assim parti pros famigerados repetidores. Cheguei a comprar 2 e com a grana que perdi, poderia ter partido direto pra minha solução atual e que me motivou a escrever esse post. Em minha defesa, essa solução dependia de eu passar um cabo de rede da sala, onde está o roteador da NET, até o meu quarto, e isso é chato.

Já os repetidores, não funcionaram pois eles dependem justamente do WiFi, sendo assim, as chances de sucesso eram realmente baixas.

Pois então eu passei cabo até o quarto e comprei um roteador novo para colocar lá. Eu tinha receio que algo não funcionasse, é difícil pesquisar exatamente isso na internet pois os termos se repetem demais e nunca encontrei alguém com a exata mesma solução.

Pois bem, eis que para minha surpresa, funcionou absolutamente tudo bem, em 3 minutos de instalação.

Ao espetar o cabo, ele já reconheceu e configurou tudo. Não houve qualquer problema também nos meus outros aparelhos conectados ao roteador principal, e o WiFi desse novo (que é excelente), só será usado no raio de cobertura do quarto mesmo, então, tudo certo.

Não dá pra acessar no navegador do meu PC, o segundo roteador, porque obviamente, ele não está conectado àquela rede (vou pesquisar se há alguma forma), mas mesmo assim não foi um problema e sequer precisei conectar meu note direto nele para configurar.

Se você também tem problemas de conexão e tem a possibilidade de passar um cabo até o segundo ponto, sem dúvidas essa é a minha recomendação.

Abraços