Contribuir em projetos opensource no GitHub já é um assunto bem comentado. É um prazer, é útil e está cada vez mais facilitado.

Se engana quem pensa que é necessário um grande conhecimento para poder contribuir, como é o caso no Stack Overflow, onde você precisa ser muito bom e estar extremamente atento para conseguir responder uma pergunta.

Mas o Stack é assunto pra outro post, meu intuito aqui é demonstrar como começar e claro, contar como foi minha primeira contribuição.

Há alguns repositórios prontos para lhe ajudar a entender como o processo funciona e no meu caso eu usei este: first-contributions.

Nele você encontrará um passo-a-passo de como proceder com o fork (que é o primeiro passo, onde você copia o repositório), a alteração, commit, pull request, enfim…

O arquivo README possui traduções para outras línguas e você não encontrará nenhuma maior dificuldade para começar.

Pois bem, dado este primeiro passo, você está pronto a procurar projetos do seu interesse ou que você possa contribuir de verdade ou de forma mais significativa.

O importante é lembrar que nem toda contribuição decorre de grandes e inteligentes códigos, podendo ser simplesmente uma pequena correção, até mesmo gramatical ou uma tradução.

E aproveito essa deixa pra comentar sobre minha primeira real contribuição!

imagem1

Veja que o seu nome fica gravado como um contribuidor do projeto, o que é bem gratificante, podendo até mesmo servir como algo interessante no seu currículo virtual.

O projeto em questão era muito interessante e apresentava o README apenas em inglês e eu fiz a tradução para o Português. Embora não seja um projeto muito famoso, isso não importa, é grande a satisfação de ajudar e agora ele pode ser acessível a mais pessoas, quem sabe?

Sendo assim, realizei o processo, fiz o fork, submeti a pull request e o mantenedor do repositório aceitou minha contribuição. Excitante!

E é isso.

Porém, contribuir é viciante e logo já comecei ter ideias e escrever novas funcionalidades para o projeto.

Recomendo fortemente que você invista nesse tipo de contribuição (inclusive são bem vindas nos meus repositórios, ok?) e quem sabe você não possa realizar ainda melhores feitos e ajudar toda uma comunidade que utilize o projeto e de quebra aprender muito na jornada.

Um abraço.