Um dos fatores mais importantes, porém, muito relegado em projetos, é a separação dos papéis. É óbvio que projetos menores ou que envolvam menos pessoas acabam por resultar em grandes acúmulos de funções, contudo, o gestor do projeto ou qual seja o nome que seja dado ao seu responsável, precisa estar atento a separação de papéis, no que tange principalmente os interesses e seus possíveis conflitos.
Alguns papéis, se forem delegados ao mesmo indivíduo, podem acarretar em alguns desses conflitos de interesses, desde os mais simples e aparentemente inofensivos, até alguns mais graves ou mesmo arriscados. Para causar impacto já no início do texto e provar meu ponto, vou começar com um exemplo conhecido de todos e que causou grande comoção mundial. O acidente de avião que vitimou quase toda a delegação da Associação Chapecoense de Futebol.
Você pode alegar que não se trata de um projeto, mas lembre-se, a diferença entre um projeto e um simples amontoado de tarefas que se intercalam, é o planejamento, ou seja, quase tudo é um projeto. Uma viagem tem um itinerário, uma data e hora definidas, várias pessoas envolvidas, então é sim um projeto.
Pois bem, esse exemplo do acidente é muito emblemático, pois houve um acúmulo de funções muito incomum e extremamente infeliz. O piloto da aeronave era também o dono da companhia!
O conflito de interesses nesse caso é óbvio e foi muito grave. Ele muito provavelmente não quis reabastecer o avião para economizar e isso causou a queda do avião. Uma economia dessas não só não ocorreria se ele não fosse o dono, como, com certeza, ele seria contrário a esta ideia…
Porém, o caso mais comum, talvez seja o conflito de interesses entre desenvolvedor ou analista e o testador. Nunca será seguro que o responsável pelos testes esteja ligado à qualquer outra responsabilidade no projeto, pois o mesmo pode se ver compelido a fazer certas concessões em nome do prazo. Quando o desenvolvedor for necessário como testador (não estou me referindo ao simples teste que o mesmo executa, mas os chamados testes formais), é boa prática que ao menos ele não seja responsável pelos mesmos itens que desenvolveu.
Outro caso bem comum e que eu mesmo já pude vivenciar é o caso onde o seu gerente é o idealizador ou dono do produto. A relação de hierarquia minimiza e muito, o real feedback, já que mesmo uma crítica produtiva pode soar mal aos ouvidos do seu superior, tornando a relação viciada e diminuindo o papel do analista.
Sendo assim, minha dica, baseada em minha experiência é: esteja atento a esses possíveis conflitos de interesse e procure separar os papéis conforme o necessário, seja o projeto qual for, caso o seu foco esteja realmente no sucesso do mesmo.
Até mais